terça-feira, 18 de junho de 2024

O Erro do Catolicismo Sociológico (Pe. Luiz Gonzaga D'Elboux)



Os Papas sempre puxaram a orelha do episcopado latino-americano por sua tendência de sobrepor a política, as causas sociais e sociologia à teologia. Abaixo uma importante citação de um trecho do livro "Crise Religiosa" do Padre Luiz Gonzaga D'Elboux:

"Dentre os erros que Paulo VI citou no discurso de 15 de janeiro (1969), considerados arbitrariamente quais exigências do Concilio Vaticano II, quero destacar hoje o seguinte: "a sociologia como critério principal e determinante do pensamento teológico e da ação pastoral". É aquela "aquiescência às correntes filosóficas ou sociológicas do momento histórico que foi denunciada pelo Papa na abertura do Sinodo Mundial de Bispos, a 29 de setembro de 1967. Não foi sem razão que o mesmo Pontifice, ao falar em Bogotá a todo o Episcopado latino-americano, exortou-o a que imprimisse à sua atividade "uma orientação espiritual em primeiro lugar" - com a valorização da Fé, da oração e das virtudes cristas. Em segundo, vem a orientação pastoral com a evangelização e a liturgia. E só em terceiro lugar, a social com a defesa e aplicação da sociologia católica. Sobre este último ponto, o Santo Padre se pronunciou nitidamente, na ocasião: "Entre os diversos caminhos para uma justa regeneração social, nós não podemos escolher nem o do marxismo ateu, nem o da rebelião sistemática, nem muito menos o do derramamento de sangue e o da anarquia... A violência não é evangélica nem cristã".

Mas ainda sem o caráter subversivo, a Sociologia não pode substituir ou sufocar nossa Teologia, quer dogmática quer moral. Noutras palavras: a Religião não se reduz a questões sociais, que de si não incluem formalmente a essência do Cristianismo. Portanto não se requer a solução dos problemas sócio-econômicos e políticos para se poder evangelizar e santificar a sociedade. Aliás, a justiça perfeita, o nivelamento das classes e até a igualdade dos direitos nunca se conseguirão nesta vida terrena. Menos ainda, se os homens não se cristianizarem antes.

[...]

Errados pois andam os que, preocupando-se acima de tudo com a questão social, pregam aos fiéis somente ou principalmente os seus presumíveis direitos contra os ricos e os patrões, numa "conscientização" mesclada de ressentimento, como bem a fazem os comunistas para excitar ódios e revoltas. Há homilias e publicações que se comprazem no negativismo de apontar injustiças, sem apresentar os meios razoáveis para remediá-las..."

- Pe. Luiz Gonzaga da Silveira D'Elboux, S. J. Crise Religiosa. Editora Mensageiro do Coração de Jesus, p. 256-257, 1969.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desnudando o "O Catequista". Como "O Catequista" e Miguel Soriani são parte do mesmo problema.

No artigo " Assédio, agressão e ataques à "bolha católica" ", comentamos que o caso Miguel Soriani talvez fosse um sinal...